Apresentação
Projeto “STEPS” foi desenvolvido no âmbito Erasmus+ (2022-1-PT01-KA220-SCH- 000088350; do KA2, KA220-SCH – Parcerias de cooperação na educação escolar) e visa promover a inclusão escolar e social de crianças e adolescentes de etnia cigana, imigrantes e refugiados, através da sensibilização e consciencialização dos agentes educativos.
É um projeto desenvolvido por um consórcio de três países: Portugal, Hungria e Itália, representado por quatro equipas: Centro Social de Soutelo (coordenador), Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Gondomar/Valongo, Cooperativa Social Arca e GALILEO PROGETTI Nonprofit Ltd.
O projeto tem como objetivos:
- Promover a inclusão social e escolar de crianças e jovens Roma, migrantes e
refugiados, através da capacitação de professores, educadores, assistentes sociais
e outros profissionais, bem como organizações que trabalham neste domínio; - Fomentar a produção de conhecimentos e de práticas inovadoras no domínio da
educação intercultural e inclusiva e reduzir o abandono escolar; - Promover o intercâmbio de boas práticas entre profissionais, com vista à sua
replicação transnacional; - Contribuir para o desenvolvimento de práticas inovadoras na educação escolar,
nomeadamente através da mediação social e cultural.
Desta forma o projeto pretende contribuir globalmente para os objetivos estabelecidos na Recomendação 2018C/195/01 de 22/05, na Carta dos Direitos Fundamentais da UE, no Plano de Ação da UE para a Integração e a Inclusão 2021-2027, no Quadro Estratégico da UE para a Igualdade, a Inclusão e a Participação da comunidade Roma.
Principais Atividades do Projeto Steps:
- Elaboração de um Handbook que consiste numa apresentação das atividades realizadas nos Eventos de Formação Conjunta De Curta Duração (LTA), destacando as práticas e metodologias observadas ao longo das mobilidades em cada país do consórcio.
- Criação de uma Plataforma Digital: ferramenta digital gratuita com recursos informativos e práticos para implementar em contextos reais. Esta plataforma foi construída com base numa avaliação de necessidades, realizada através de questionários online, entrevistas semi-estruturadas e um focus group, como ponto de partida.
A quem se destina…
O projeto destina-se, em primeira instância, a crianças e jovens Roma, imigrantes e refugiados com idades entre os 0 e os 18 anos, promovendo o seu desenvolvimento pessoal, social e educativo num contexto escolar inclusivo e multicultural.
Simultaneamente, procura envolver outros membros da comunidade Roma (familiares), imigrantes e pessoas com estatuto de refugiado, reforçando a valorização da sua identidade cultural e a ligação aos serviços comunitários.
O projeto abrange também professores, educadores e outros profissionais das áreas educativas e social, reconhecendo o seu papel essencial na promoção de uma educação inclusiva, no respeito pela diversidade cultural e na construção de valores comuns ao nível europeu.
Esta plataforma de trabalho reúne um conjunto de recursos informativos e práticos, gratuitos e disponíveis para todos os agentes educativos, com o objetivo de capacitá-los e apoiá-los a enfrentar os desafios da intervenção educativa intercultural e inclusiva.
Metodologia
Handbook
O manual de boas práticas (Handbook) consiste numa apresentação das atividades realizadas nos Eventos de Formação Conjunta De Curta Duração (LTA), destacando as práticas e metodologias observadas ao longo das mobilidades em cada país do consórcio.
Open digital tool
Ferramenta digital gratuita com recursos informativos e práticos para implementar em contextos reais. Esta plataforma foi construída com base numa avaliação de necessidades, realizada através de questionários online, entrevistas semi-estruturadas e um focus group, como ponto de partida.