O Centro Social de Soutelo (CSS) faz 37 anos. Os dirigentes fundadores, numa tentativa de corresponder aos anseios das populações, investiram a sua dedicação no fomento das várias modalidades desportivas e artísticas.

Com a persistência das várias direções foi possível continuar a projetar a Instituição para além da comunidade local. A candidatura a programas de apoio à construção fez com que passássemos de um “barraco” para o atual Edifício e assim os serviços profissionais e as atividades associativas encontraram um espaço potenciador para todo o trabalho desenvolvido.

Todo este esforço foi recompensado pelos testemunhos dos nossos utentes a associados que revêm no CSS uma contínua vontade de melhorar para responder de modo eficaz às necessidades da população. Fica ainda bem patente o reconhecimento positivo nos testemunhos de importantes personalidades que visitaram a nossa Instituição.

Esta exposição fotográfica ilustra, de uma forma pontual, a história do CSS. Estão presentes alguns dos momentos relevantes. A forma espontânea e amadora da recolha das fotografias, ligada a uma indisponibilidade para a catalogação das imagens resultam em instantâneos representativos do dia-a-dia, mas incapazes de fazer uma cronologia rigorosa e atenta aos principais marcos da Instituição. O trabalho de todos os dias com os olhos colocados no futuro não deixa tempo para a história.

As fotografias apresentadas não mereceram tratamento de rejuvenescimento e são uma homenagem a todos que contribuíram para fazer do CSS o que ele é hoje.